Publicado em 2/14/2014 5:31:50 PM

Área desocupada na bacia do rio Formosa vai receber recuperação ambiental

Para viabilizar as obras foram removidos 20 toneladas de entulhos das margens do rio

A Companhia de Habitação Popular (Cohab) e a Prefeitura de Curitiba estão realizando a recuperação ambiental em um trecho de um quilômetro de margens de rios da bacia Formosa. No local, viviam 460 famílias, moradoras de cinco Vilas, que foram transferidas para casas e sobrados do programa habitacional do município. Agora, além da recomposição da vegetação ciliar, a área receberá equipamentos esportivos e de lazer para evitar uma nova ocupação indevida.

“O programa habitacional de Curitiba valoriza a questão ambiental. Além de oferecer moradia digna para famílias que viviam em locais impróprios para habitação, também estamos beneficiando quem estava fora da faixa de preservação do rio e permanece no local. Vamos restaurar a área degradada e dar a ela um novo uso. A cidade toda sai ganhando”, afirma o presidente da Cohab, Ubiraci Rodrigues.

Entre a quarta-feira (12) e a sexta-feira (14), equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizaram a limpeza das margens e do próprio rio Formosa, para que posteriormente possam acontecer as obras de recuperação ambiental. A ação retirou do local 20 toneladas de entulhos jogados dentro do rio. Entre o material removido havia colchões, tapetes, madeira, embalagens plásticas e outros tipos de detritos.

Moradora da região desde 1990, Maria Tereza Galvão, 51 anos, lamenta a atitude de parte da população, que despeja lixo nos rios. “Isso revolta a gente, é muito triste porque prejudica todo mundo, o rio sobe e acaba transbordando”, comenta. Sobre a ação de limpeza por parte da prefeitura ela destaca a importância. “É bem útil, mas a população precisa aprender a cuidar. Vai ficar ótimo depois que colocarem a grama e a calçada, acho que vai incentivar o pessoal a não sujar”, afirma.

A área que será recuperada vai contar com 900 metros de calçada compartilhada (ciclistas e pedestres), uma cancha de mini-futebol, dois parquinhos infantis, nove postes de iluminação, 400 metros de pavimentação de vias, além do plantio de 2,4 mil metros quadrados de grama e mais de 600 árvores nativas.

Reassentamentos –
O projeto de intervenção da Cohab na bacia do rio Formosa contempla ao todo 1.794 famílias, oriundas das vilas Uberlândia, Canaã, Leão, São José e Formosa. Deste total, 1.160 recebem obras de infraestrutura e regularização fundiária e  634 (que estão dentro da faixa de preservação do rio) estão sendo transferidas para casas novas em três diferentes conjuntos: Moradias Ferrovila Minas Gerais, Moradias Arroio e Moradias Ilha do Sol.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera