Publicado em 2/18/2014 4:34:34 PM

Estudantes franceses de doutorado visitam a Cohab

Eles estão em Curitiba para conhecer a experiência da cidade nas áreas de habitação, meio ambiente e planejamento urbano

Uma comitiva formada por 20 estudantes de doutorado em meio ambiente e sustentabilidade da Universidade Mines Paris Tech visitou a sede da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) na manhã desta terça-feira (18). Os alunos, com formação na área de engenharia, estavam acompanhados de quatro professores e vão passar uma semana na cidade conhecendo experiências curitibanas de gestão urbana.

A visita à Cohab foi o primeiro item da programação dos estudantes, que haviam chegado na segunda-feira (17) e tiveram um dia livre para conhecer a região central. Na Cohab, a comitiva foi recebida pelo presidente Ubiraci Rodrigues e ouviu explicações sobre o programa habitacional do município, feitas pelo diretor técnico da Companhia, João Carlos Vianna, e pela gerente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Melissa Cunha Kesikowski.

Os dois falaram sobre as principais linhas de atuação da Cohab, que prevê atendimentos a dois segmentos distintos da clientela do programa habitacional – famílias inscritas no cadastro de pretendentes a imóveis e moradores de áreas de risco.

Os estudantes demonstraram especial interesse pelos projetos de reassentamento – executados em parceria com o governo federal, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – e pelos empreendimentos e sistemática de funcionamento do programa Minha Casa, Minha Vida, no qual a Cohab e a Prefeitura entram como órgãos que fornecem apoio e complementação aos projetos.

Para a professora Frédérique Vincent a visita à Cohab foi muito proveitosa para os estudantes. “Eles puderam conhecer uma realidade diferente e perceber, de maneira clara, como é feita a aplicação de um modelo habitacional que é novidade para nós. Eu já havia tido informações positivas a respeito da política de moradia que o Brasil está adotando e acho que este trabalho pode servir como referência para outros países”, falou.

Além da Cohab, os estudantes franceses também visitarão outros órgãos da Prefeitura, como o Ippuc e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera