Publicado em 2/27/2014 5:09:22 PM

Moradores de conjunto da Cohab participam do plantio de 120 mudas de flores

Horto municipal doou as mudas que foram plantadas no Residencial Novo Bairro IV

Moradores de um empreendimento do programa habitacional do município participaram nesta quinta-feira (27) de uma ação de plantio de mudas de flores doadas pelo horto municipal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Famílias residentes no Residencial Novo Bairro IV, no Ganchinho, plantaram no interior do conjunto 120 mudas de flores da época. A atividade faz parte do componente ambiental que existe nos projetos da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).
 

O Residencial Novo Bairro IV, possui 112 apartamentos onde estão morando desde dezembro famílias que foram retiradas de áreas de risco social nas Vilas Aurora, Americana e Coqueiros, no Sítio Cercado; Formosa, no Novo Mundo, Esmeralda, Rex e Mariana, no Xaxim; Bela Vista da Ordem, no Tatuquara e Vila Torres, no Prado Velho.

As mudas – 60 de sálvia e 60 de torênia – foram plantadas em frente ao blocos pelos próprios moradores, com a participação também de crianças. A pequena Graziele, de 4 anos, se divertiu ao sujar as mãozinhas de terra para colocar as flores no buraco cavado pela avó. “As cor-de-rosa são as mais bonitas”, disse envergonhada.
 

Após viverem por décadas em uma casa na vila Coqueiros, o casal de aposentados Luis e Juraci Serafim está se adaptando à vida em apartamento. As flores vão ajudar a tornar mais agradável esta adaptação. “Gosto de morar aqui, mas ainda estou me acostumando. Ter as florzinhas para cuidar vai ser ótimo, pois deixa o conjunto com um ar de casa”, diz ela, que tem 74 anos e todos os dias varre a entrada do bloco onde mora.

O esposo Luis, de 80 anos, ajudou a cortar a grama e considera um privilégio morar no conjunto. “Aqui está ótimo, poder morar em um lugar seguro a esta altura da vida não tem preço”. Com relação às flores, ele também é só elogios. “A frente da casa é o cartão de visitas, tem que estar sempre bonito e as flores vão embelezar ainda mais”, afirma.

Ações ambientais são desenvolvidas por técnicos antes, durante e depois das mudanças das famílias para os novos empreendimentos. O plantio das mudas de flores faz parte deste trabalho que é realizado pela Cohab, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Em março, a Guarda Municipal fará um teatro de bonecos para as crianças do conjunto sobre o tema será meio Ambiente.


 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera