Publicado em 4/2/2014 12:08:20 PM

Educadoras do CMEI Corbélia recebem capacitação ambiental

Conteúdos trabalhados são repassados às crianças, para que estas levem o conhecimento para dentro de casa

As crianças absorvem conhecimento com muita facilidade. Pensando nisto, a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) está desenvolvendo ações de educação ambiental voltadas aos pequenos, para que eles possam levar para dentro de casa importantes conteúdos relacionados ao meio ambiente e qualidade de vida. Um técnico ambiental está capacitando educadores do CMEI Corbélia, para que trabalhem no dia a dia com as crianças as questões ambientais.

O Centro Municipal de Educação Infantil  (CMEI) Corbélia atende 160 crianças de 4 meses a 4 anos de idade, moradoras do conjunto de mesmo nome. O Moradias Corbélia é um empreendimento com 555 casas, construídas para abrigar famílias que foram retiradas de áreas de risco social na bacia do rio Barigui.

Situado no bairro São Miguel, o projeto habitacional contou com a implantação, além do CMEI, de uma escola, uma unidade de atendimento da Fundação de Ação Social (FAS) e um barracão do programa EcoCidadão está em obras. “Quando não existem equipamentos que comportem a nova demanda por serviços, a Cohab inclui a construção dos mesmos em seus projetos. Além disso, também trabalhamos forte na parte ambiental”, explica o presidente da Cohab, Ubiraci Rodrigues.

Após o reassentamento das famílias, as áreas degradadas pela ocupação indevida são recuperadas com a recomposição da vegetação e implantação de equipamentos esportivos e de lazer. A retirada das famílias das margens de rios na bacia do Barigui possibilitou a criação do Parque Gauiracá, inaugurado no último sábado (29).

Nos novos conjuntos são realizadas com os moradores atividades relacionadas ao meio ambiente, como o plantio de árvores e acompanhamento de casa em casa sobre a separação do lixo, a importância da água, e os cuidados com animais de estimação.

Capacitação
O trabalho de capacitação das educadoras do CMEI Corbélia surgiu no ano passado. “A ideia é ótima, pois capacita as educadoras sobre o conteúdo ambiental e elas, com a habilidade que possuem com as crianças, repassam o que foi aprendido. Existem estudos que comprovam a maior absorção de conhecimento nos primeiros anos de vida”, afirma Ester Duarte, diretora licenciada da creche.

O trabalhado integrado entre diferentes órgãos municipais terá resultado a médio e longo prazo. De acordo com técnicos do projeto a educação ambiental com crianças é muito importante, mas os resultados não são imediatos. O trabalho visa formar desde cedo cidadãos mais conscientes, que no futuro possam se tornar adultos que se relacionem de uma forma mais adequada com o meio ambiente.

Nesta terça-feira (01), o tema trabalhado com as educadoras da creche foi árvores. Nas semanas anteriores, foram abordadas questões sobre o lixo e a relação humana com a água. A educadora Denise das Neves Oliveira conta que aprendeu coisas novas na capacitação. “Sobre a reciclagem eu não sabia que era necessário lavar as embalagens de iogurte antes de descartar, para evitar a contaminação dos materiais que podem ser reciclados”.

Outra educadora, Débora Bruchbuller, destaca que os pais comentam a participação dos filhos, que incentivam dentro de casa novos comportamentos, como a separação do lixo e o consumo consciente de água. “Minha turma tem crianças de 2 e 3 anos. Eles já entendem e acabam ensinado os pais e irmãos em casa. E a cobrança é grande, se os pais não fazem direito, a criançada reclama”.

Após aprenderem mais sobre a importância das árvores, uma turma por semana faz o plantio de uma muda no próprio CMEI. Nesta terça-feira (01) foi a vez do maternal. Os pequenos ajudaram com as próprias mãos a jogar terra sobre a planta.

A educadora Franciele da Silva aprovou a iniciativa. “Todo o trabalho de capacitação ambiental está sendo ótimo, mas destaco esta atividade de plantio. Como são crianças aqui da comunidade, elas vão acompanhar ano após ano o crescimento da árvore que elas mesmas plantaram quando crianças”, encerra.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera