Publicado em 10/9/2014 2:52:32 PM

Síndicos de residenciais da Cohab traçam estratégias para o enfrentamento às drogas

Entre as propostas está promover atividades como aulas de esportes e instrumentos musicais ministradas pelos próprios moradores

A Prefeitura de Curitiba convidou moradores dos residenciais entregues recentemente pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) para discutir medidas de prevenção ao uso de drogas. Chamado Roda de Conversa, o projeto é uma parceria entre o departamento de Política Sobre Drogas da Secretaria Municipal da Defesa Social, Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e a Cohab e estimula a comunidade a sugerir ações para o enfrentamento às drogas.

A conversa foi realizada na noite desta quarta-feira (08)  e reuniu diversos síndicos, no Residencial Imbuia II, empreendimento que faz parte do conjunto de entregas realizadas pela Cohab em julho deste ano,  no bairro Santa Cândida.

Promover atividades como aulas de esportes e instrumentos musicais, além de oficinas variadas, ministradas pelos próprios moradores dos condomínios, foi uma das propostas apresentadas pelos síndicos como forma de prevenir e combater o problema das drogas. O encontro foi coordenado pela equipe da Política Sobre Drogas da Prefeitura de Curitiba.

“Temos um morador que dá aulas de capoeira, por exemplo, e ele se dispôs a ensinar o esporte às crianças do condomínio, no salão de festas”, disse Fábio Roth, síndico do empreendimento Aroeira IV. Outra possibilidade citada por ele foram as oficinas sobre reciclagem de material e separação correta de lixo, que poderá ser oferecida por moradores que trabalham como coletores de material reciclável.

“A proposta principal é oferecer atividades que possam ocupar de forma proveitosa o tempo livre das crianças, adolescentes e moradores em geral”, disse o síndico do conjunto Imbuia II, Alexssandro Vieira da Rosa.

Entre as atividades listadas por ele estão prática de ping-pong no salão de festas, aulas de violão, cursos de pintura em pano de prato e de manicure e decoração de unhas. Todos seriam oferecidos por moradores do próprio condomínio. O empreendimento conta com 80 apartamentos e cerca de 250 habitantes.

Vieira da Rosa explicou que já pensava em promover algo assim e que o encontro promovido pela Prefeitura aconteceu na hora certa. “Para a prevenção, não há nada melhor que estimular e proporcionar aos moradores este tipo de atividades”, disse. O síndico Roth comentou que o encontro foi muito produtivo e que a expectativa é que gere bons resultados à comunidade.

Roda de Conversa
Lançado neste ano, o projeto Roda de Conversa já desenvolveu atividades em diversas regionais da cidade, em parceria com os Portais do Futuro, escolas e outras instituições. A partir de agora, a experiência será estendida aos residenciais entregues pela Cohab.

Em formato de oficinas, o encontro reúne representantes da comunidade e discute o assunto do enfrentamento às drogas, propondo estratégias de prevenção. “É muito diferente de uma simples palestra, pois aqui eles são convidados a sugerir e agir, participando do processo de construção de soluções”, explicou o diretor do departamento de Política Sobre Drogas da Secretaria Municipal da Defesa Social, Bruno Litwinski.

Divididos em sub-grupos, os participantes desenvolvem projetos, que são avaliados e, possivelmente, colocados em práticas junto à comunidade, com supervisão das equipes da Política Sobre Drogas.

Os encontros do Roda de Conversa têm a meta de incentivar o trabalho voluntário de setores da sociedade, potencializando ações já existentes, formando parcerias, estruturando núcleos locais de trabalho e implementando ações, para alcançar os objetivos em comum.

Em 2013, a Prefeitura de Curitiba, através do departamento de Política Sobre Drogas, lançou a Rede Curitiba Cuida. A proposta da Rede é envolver vários setores do poder público e da sociedade civil e promover um novo enfoque para a Política Sobre Drogas do Município, além de uma ampliação na rede de atenção ao usuário e nas ações de prevenção e de reinserção social.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera