Publicado em 2/6/2015 5:55:10 PM

Cohab cede terreno para instituição construir escola gratuita de música no Cajuru

Fundação Playing For Change vai atuar junto à Associação de Moradores do Cajuru

O prefeito Gustavo Fruet e o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Ubiraci Rodrigues, assinaram nesta sexta-feira (06) um termo de comodato para cessão de um terreno à Associação de Moradores do Cajuru. No local, a organização internacional Playing for Change vai construir uma escola de música para atender gratuitamente a comunidade local.

Criada em 2007, a organização sem fins lucrativos Playing for Change Foundation tem como objetivo criar e manter escolas de arte em comunidades carentes do mundo inteiro. Atua em países como Tailândia, Congo, África do Sul, Gana, Nepal, Mali e Ruanda, a escola de Curitiba será a primeira construída nas Américas.

“É uma honra para nossa cidade ter sido escolhida para receber um projeto deste porte, que visa levar cultura para comunidades carentes como forma de inserção social”, afirma o prefeito.

De acordo com o diretor da organização, Rodrigo Matos, o projeto da escola de Curitiba servirá como referência para a implantação em outras cidades do mundo. “Este projeto é mais que uma escola de música, é uma referência. Também pretendemos oferecer cursos de inglês e informática, para capacitar os participantes a interagirem com alunos de outras escolas espalhadas pelo mundo, para assim poderem trocar experiências”, conta.

Os recursos para a construção da escola foram arrecadados com a venda de ingressos para um show da banda Playng for Change, realizado em outubro do ano passado na Ópera de Arame. Serão 250 metros quadrados de área construída com direito a telhado verde, horta comunitária, quadra esportiva coberta e salas para atividades diversas.

Parceria
A escolha da Associação de Moradores Cajuru não foi por acaso. Em 2004, outra instituição, chamada A Grande Roda de Tambores, iniciou um trabalho musical com a comunidade em questão. Visando ampliar o atendimento, o coordenador Thiago Senden foi quem apresentou a associação para o levantador de fundos da Playing for Change, Alan Eccel.

“Essa sinergia entre as duas organizações e a associação de moradores trouxe ótimos resultados. A comunidade local sempre participou de forma efetiva das atividades propostas, então decidimos que era um lugar adequado para construirmos a escola. Fato que não seria possível sem o apoio da Cohab e da Prefeitura de Curitiba”, explica Eccel.

Ele faz questão de frisar que a escola não é da Playing for Change. “A escola é da associação. É algo feito pela comunidade para a própria comunidade”, ressalta.

A jovem Grace Ketlyn, 18 anos, participa da Grande Roda de Tambores desde o início das atividades no Cajuru. “Mudou a minha vida. Conheci muitos amigos, recebi cultura, aprendi muita coisa diferente. Eu tenho uma filha e quero passar todos estes conhecimentos para ela. A escola de música ficará para nossa comunidade e desejo que minha filha participe quando estiver na idade certa”, disse.

Moisés Ferreira, 17, também faz parte do grupo e destaca a importância. “Vivemos em uma comunidade muito difícil onde vários jovens escolhem o caminho errado. Graças a este projeto eu fiz a minha escolha pelo caminho certo, assim como muitos outros colegas. Com a escola pronta ainda mais jovens poderão ser atendidos”, afirma.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera