Publicado em 2/9/2015 3:53:16 PM

Atual gestão já retirou mais de oito mil pessoas de áreas de risco

Obras em andamento vão garantir atendimento a mais cinco mil pessoas que vivem em condições precárias

O programa de urbanização de favelas da Prefeitura de Curitiba retirou 2.123 famílias de situação de risco social nos últimos dois anos, o que significa que mais de oito mil pessoas deixaram beiras de rios, margens de linhas férreas e outras áreas impróprias para habitação e receberam novas moradias.

Coordenados pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), os reassentamentos atenderam famílias de 51 ocupações irregulares espalhadas pela cidade. Os beneficiados foram transferidos para 19 novos empreendimentos construídos para esta finalidade. Outras 1.356 moradias estão em obras para receber mais cinco mil moradores de áreas de risco.

Nas ocupações em beiras de rios, após a transferência das famílias acontece a recuperação ambiental dos locais que foram degradados durante os anos de ocupação indevida. “Os projetos de reassentamento não beneficiam somente os moradores que recebem as casas novas, eles são importantes para a cidade toda, pois colaboram com o meio ambiente ao restabelecer a mata ciliar que protege nossos rios”, afirma o presidente da Cohab, Ubiraci Rodrigues.

Além do componente ambiental, os projetos garantem atendimento social aos cidadãos envolvidos. Assistentes sociais da Cohab preparam as famílias para o novo estilo de vida, prestam apoio no momento das mudanças e realizam trabalho de pós-ocupação por seis meses após a entrega das moradias. “São famílias que viviam na informalidade e necessitam de preparação para se adequarem a suas novas obrigações, como pagamento das contas de água e luz”, explica Rodrigues.

Entre as oito mil pessoas beneficiadas está a família da diarista Francine dos Santos, 25 anos. Depois de passar duas décadas em uma moradia precária na ocupação irregular Vila Savana, no Guabirotuba, ela, o marido e dois filhos foram transferidos ano passado para uma casa nova no mesmo bairro. Mãe do pequeno Ryan, de um ano e meio, ela destaca a mudança de vida. “Nós estamos muito contentes, pois saímos de uma situação horrível e hoje podemos dar mais conforto ao nosso bebê. É uma vida nova”, diz.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera