Programas

Programas e Ações

A Cohab é executora do programa habitacional de Curitiba, que faz parte do plano de governo da atual gestão municipal e prevê atuação em diferentes frentes, para atender aos diversos segmentos de público da Companhia. Veja quais são as principais ações do habitacional de Curitiba:

Atendimento à fila
Construção de unidades habitacionais para atender famílias inscritas no cadastro de pretendentes a imóveis da Cohab. A convocação dos inscritos ocorre conforme ordem de inscrição no cadastro, com prioridade para os mais antigos. Atualmente, para atender esta demanda são produzidas unidades em parceria com a iniciativa privada. Os recursos utilizados são do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal.

Os parceiros que assinam contrato com a Cohab recebem isenções fiscais e benefícios urbanísticos que permitem a construção de um maior número de unidades no mesmo terreno, fator que possibilita valores mais acessíveis ao comprador.

Urbanização e reassentamento
Atuação em áreas irregulares, que têm infraestrutura precária e famílias em situação de risco ou insalubridade. Prevê intervenção de forma diferenciada:

– Urbanização das áreas onde é possível a permanência das famílias, com a execução ou complementação de infraestrutura (redes de água, esgoto, energia elétrica, iluminação pública e drenagem), adequação da planta de loteamento aos parâmetros urbanísticos do município, organização do sistema viário e pavimentação de ruas, entre outros serviços. O objetivo é melhorar a condição da área, promover a sua integração com o entorno e eliminar pontos de adensamento excessivo;

– Implantação de loteamentos e construção de casas e sobrados para reassentamento de famílias que vivem em situação de risco ou insalubridade em locais impróprios para habitação. A ênfase é o atendimento de famílias que moram nas margens dos rios, em projetos integrados à educação ambiental e recuperação da faixa de preservação permanente que margeia os rios.

Atualmente os projetos utilizam recursos da Prefeitura, do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social, do governo federal e da Agência Francesa de Desenvolvimento.

Titulação de famílias
Constitui a etapa final do processo de regularização fundiária e prevê a entrega de títulos de propriedade (escrituras) para famílias que moram em áreas de ocupação consolidadas e com infraestrutura já implantada.